Connect with us

Geral

Secretaria da Segurança Pública realiza workshop sobre ações de policiamento comunitário

Published

on

A Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), realiza nos dias 4 e 5 de julho, o Workshop (Re)alinhando com as Bases. O evento acontecerá no Auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O Workshop tem como objetivo fortalecer as ações de policiamento comunitário no estado, além de promover mesas temáticas por grupo de especialistas para a elaboração de uma proposta de fomento sobre o tema. O evento reunirá representantes das quatro Forças da Segurança Pública da Bahia.

A superintendente da SPREV, tenente-coronela Denice Santiago, destaca as discussões coletivas sobre o assunto. “O Workshop, em parceria com o Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, promoverá discussões com especialistas convidados, comandantes das Bases Comunitárias de Segurança, servidores da SPREV. Alcançaremos o nosso objetivo que é fortalecer as ações de policiamento comunitário”, completou.

Atualmente, o estado conta com 19 Bases Comunitárias de Segurança (BCS), sendo 11 na capital, e as demais nas cidades de Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Barreiras.

As BCS’s desenvolvem ações de polícia comunitária, aproximando a Polícia Militar da comunidade, proporcionando maior sensação de segurança e redução dos índices de violência.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Geral

CASADO há 35 anos, LELEU DA SACARIA disse : Jamais trocaria minha família (nem) por 200 prefeituras

Published

on

Existe uma polêmica na cidade de Itabela BA , pois existe um candidato na cidade que escondeu a esposa para disputar a prefeitura de Itabela ,… Diferentemente de LELEU DA SACARIA casado há 35 anos com sua esposa Amélia com qual tem 2 filhos e (04) netos todos nascidos na cidade de Itabela , uma das coisas maís primordiais na vida é amar a Deus sobre nossa as coisas , RESPEITAR a família , vejo que as manobras políticas pode tudo , agora fingir que não é casado só aqui em ITABELA. O empresário LELEU disse a nossa redação que nessa política ele não entrará no oba oba e nas baixarias e ataques , quero fazer uma política de diálogo e respeito com o povo , quero ver esse POVO feliz , e sentar com cada morador para juntos recolocamos Itabela nos trilhos do desenvolvimento e na geração de emprego e renda para nossa juventude. Umas de minhas missão será dar dignidade a esse povo com uma saúde de qualidade , Construção de um Hospital novinho … e segurança para nosso povo , tenho também um compromisso com a zona rural que encontra as estradas vicinais totalmente precárias , ITABELA avançou porém falta muita coisa a fazer , e quero ser prefeito para ser o funcionário do povo , pois esse POVO tem que intender que o patrão é o POVO , e o prefeito é funcionário do povo , quando todos nós entendermos isso , os políticos irão respeitar melhor a população.

Continue Reading

Geral

Economia do país cresce 2,5% no primeiro trimestre, aponta IBGE

Published

on

By

A economia brasileira cresceu 2,5% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao último trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país) apresentou alta de 0,8%.

No acumulado de 12 meses, o crescimento da economia do país soma 2,5%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB chega a R$ 2,7 trilhões de reais.

(Matéria em atualização)

Fonte: EstadodaBahia

Continue Reading

Geral

Morre economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos

Published

on

By

Referência do pensamento econômico desenvolvimentista, a economista Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado aos 94 anos, em Nova Friburgo, onde morava com a família. A causa da morte não foi divulgada. Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon, e o bisneto Théo.

A economista se notabilizou pela defesa de uma sociedade mais justa e solidária e formou diversas gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp), incluindo nomes como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-senador José Serra, entre muitos outros.

Nascida em 1930 em Anadia, no distrito de Aveiro, em Portugal, ela migrou para o Brasil em meio à ditadura salazarista, em 1954, estabelecendo-se no Rio de Janeiro. Naturalizou-se brasileira em 1957 e, em terras brasileiras, desenvolveu uma extensa carreira como economista, sendo influenciada pelo pensamento de Celso Furtado, Caio Prado Jr. e Ignácio Rangel.

Ela chegou a participar da elaboração do plano de metas do governo Juscelino Kubitschek e se destacou nos estudos sobre substituição das importações, tendo trabalhado na Comissão Econômica para América Latina (Cepal).

Publicou centenas de artigos e dezenas de livros, dentre os quais textos clássicos e considerados obrigatórios nos cursos de economia, como o famoso “Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil – Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro”, obra publicada em 1972. Ganhou o Prêmio Jabuti 1998, na categoria economia.

 

Nos últimos anos, ganhou fama entre jovens nas redes sociais, com o compartilhamento de vídeos de entrevistas e aulas em que faz discursos enérgicos, em seu estilo franco e despudorado, sobre o processo de industrialização nacional. Ela criticava, por exemplo, a política econômica do regime militar no Brasil. Chegou a ser presa por agentes da ditadura, por 48 horas, em 1974.

 

Teve grande influência sobre a elaboração do Plano Cruzado, no governo de José Sarney, e chegou a se emocionar durante entrevista em rede nacional de TV ao dizer que o plano foi o primeiro programa anti-inflacionário a não prejudicar o trabalhador.

Sempre buscou se posicionar, distanciando-se da neutralidade. Foi uma das principais conselheiras econômicas do PMDB no período pré-redemocratização, sob a liderança de Ulysses Guimarães. Após a morte deste, filiou-se ao PT, partido pelo qual se elegeu deputada federal (1995-1999).

Neste ano, ela foi homenageada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde trabalhou, no contexto do Dia Internacional da Mulher. “Ela foi muito importante para minha geração, para a luta pela democracia, para a discussão de um projeto nacional de desenvolvimento”, disse o presidente do banco público, Aloizio Mercadante, na ocasião.

 

No X, o presidente Luis Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Maria da Conceição Tavares. Maria da CoM

 

“Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”, acrescentou Lula.

Fonte: Estado da Bahia

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 ItabelaNews1